As 4 características principais para previnir seus alunos de lesões!

Você já deve ter ouvido algum cliente comentar que se lesionou praticando alguma atividade.  E como profissional de educação física, é seu dever  instruir e equilibrar a capacidade física atual do seu aluno, à demanda imposta pelo treino e objetivo desejado.

Confira 4 passos fundamentais para melhor instruir seus alunos e preveni-los de lesões:

  1. TÉCNICA: ensine e corrija a técnica de execução do exercício prescrito quantas vezes for necessário. Se negligenciada, a técnica incorreta é um dos fatores mais influenciam o aumento do risco de lesão.
  2. PROGRESSÃO: depois que seu aluno apresentou uma boa e consistente técnica, progrida aos poucos a intensidade do seu treino.
  3. VOLUME: o excesso de volume, sem preparar o corpo do seu aluno para isso, tende a aumentar muito o risco de lesões. Mais uma vez, somente após apresentar consistência na técnica do exercício proposto, aumente o volume prescrito.
  4. RECUPERAÇÃO: nosso corpo gera respostas a estímulos e o exercício, é um estímulo que causará fadiga. Quanto maior o estímulo, maior a fadiga e consequentemente o tempo de recuperação. O tempo de recuperação é individual para cada aluno e outros fatores também influenciam como: alimentação, nível de estresse e descanso.

Você pode prescrever excelentes treinos sem risco de lesões para seus alunos, basta conhecer a individualidade de cada um e seguir os pontos citados a acima, corrigindo falhas técnicas e progredindo aos poucos no volume e intensidade.  

Posts Recentes

Siga-nos

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web