Benefícios e importância de praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos envolve muito mais que estética, isso porque são inúmeros os benefícios proporcionados para quem pratica algum tipo de atividade.

Algumas pesquisas revelam praticar exercícios físicos eleva o nível de alguns neurotransmissores no cérebro, responsáveis pelo nosso humor. Além de aumentar a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e o hormônio do estresse.

Benefícios que comprovam porque praticar exercícios físicos é importante para a saúde:

–  Fortalecimento de ossos e articulações,

– Enrijecimento dos músculos;

– Maior flexibilidade;

– Ajuda a perder as gorduras do corpo, impedindo a obesidade;

– Diminuição do colesterol ruim e aumento do colesterol bom;

– Regula a diabetes;

– Auxilia na prevenção de inúmeras doenças como infarto, derrame cerebral e problemas cardíacos;

– Ajuda no desenvolvimento das habilidades psicomotoras, principalmente no caso das crianças;

– Diminui o estresse;

– Reduz a ansiedade;

– Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;

– Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a auto-estima e o condicionamento físico;

– Diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio – hormônio ligado ao câncer de mama.

Escolha uma atividade que mais te agrada e tente incorporar no seu dia a dia, sentir prazer ao realizá-la é essencial para a continuidade do exercício.

Certas atividades exigem algumas habilidades específicas que geralmente são obtidas com o tempo e conforme o seu ritmo. Mas não se afobe querendo começar a praticar exercícios físicos pesados logo de início, pegue leve e vá aumentando conforme o tempo.

As lesões devido à prática de grande parte dos exercícios são consequências que podem ocorrer em qualquer pessoa, por isso é importante tomar cuidado e seguir sempre o que o instrutor aconselhar.

Idosos, crianças e gestantes também devem praticar algum tipo de exercício físico, porém devem ser mais tranquilas e leves para não prejudicar o corpo, respeitando sempre as condições corpóreas exigidas.

Lembrando que antes de qualquer coisa, toda e qualquer pessoa que decidir iniciar algum tipo de atividade física, é fundamental consultar um médico para saber se pode ou não praticar tais exercícios físicos.

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web