Liberação Miofascial: entenda os benefícios

05/07/2019 - Saúde e Bem-estar

A fáscia é conceituada como uma espécie de membrana formada por tecido conjuntivo, que recobre cada fibra muscular, cada músculo e também toda a superfície do conjunto muscular, podendo ser de diversas extensões, espessuras e densidades em nosso corpo. As funções da fáscia muscular são auxiliar da sustentação dos tecidos, proteção e coordenação, além de impedir atrito entre os músculos.

Um conjunto de fáscias ou o encontro final das mesmas forma os tendões, fornecendo suporte e tração adequada entre o osso e a musculatura, consequentemente, tendo grande influência no desempenho das funções das estruturas musculares.

Problemas que afetam a fáscia e o organismo

Diversas atividades rotineiras, posturas inadequadas por longos períodos de tempo, alterações posturais estabelecidas, fatores ocupacionais, o efeito da gravidade sobro o nosso corpo, tensões geradas no dia-a-dia, questões emocionais, desgaste excessivo causados pelos exercícios físicos, sedentarismo, lesões - sendo musculares ou até mesmo ósseas, e outras várias situações podem afetar a fáscia muscular. Entre as possíveis consequências estão as contraturas, pontos-gatilhos (pontos de tensão sensíveis ao toque), encurtamentos musculares e dores.

Essas consequências citadas, por sua vez, reduzem a elasticidade e a flexibilidade muscular, restringem a capacidade do corpo de se movimentar, diminuem a nutrição muscular, inibem o bom desempenho no treino (principalmente, se for treino de força) e tornam mais difícil a hipertrofia muscular, pelo fato da fáscia estar tão aderida ao conjunto muscular que não permite o crescimento das fibras.

Benefícios da liberação miofascial

A liberação miofascial auxilia no relaxamento muscular, promove uma melhor regeneração dos treinamentos, alívio de dores, maior mobilidade articular, melhora na capacidade de contração muscular e além disso, melhora desempenho na hipertrofia, definição muscular e emagrecimento.

Para os atletas, a liberação contribui muito para o rendimentos nos treinos e maior facilidade na nutrição muscular, acelerando a remoção de metabólitos, melhora do propriocepção e consciência corporal.

Como é realizada a liberação miofascial

A liberação miofascial pode ser realizada tanto no pré quanto no pós-treino, porém cada momento para uma diferente finalidade. No pré-treino é indicada para diminuir a fadiga muscular, melhorar a flexibilidade e execução dos exercícios. Já no pós-treino, é indicada para redução da dor muscular e relaxamento.

O procedimento pode ser realizado por um profissional ou pelo próprio indivíduo. Se realizado por um profissional, pode ser executada de forma manual, por meio da manipulação dos tecidos utilizando diferentes direções de deslizamento, apoios e pressões, de acordo com a necessidade do paciente. O rolo específico para a liberação também pode contribuir.

Se for realizada a autoliberação miofascial, existem alguns acessórios específicos que podem ser utilizados em conjunto com o seu peso corporal no lugar da pressão manual terapêutica: stick (bastão), foam rollers (rolo de espuma), bolas de tênis e soft ball. Para que a liberação ocorra, o indivíduo se posiciona de forma a rolar a parte do corpo a ser liberada sobre um dos acessório.

 Precauções e contraindicações

No momento em que é executada, a liberação miofascial tende a ser dolorida, por conta da existência de pontos tensionados ou dolorosos causados pelos fatores anteriormente citados. Pessoas que possuem hipersensibilidade vascular ou intolerância à dor, devem tomar cuidado. Após terem sido tomadas as devidas precauções, a sensação de alívio depois da liberação é perceptível.

Vale salientar que essa prática deve ser executada somente em área muscular e não articular. Importante também é que a autoliberação seja realizada apenas por indivíduos saudáveis, sem nenhuma lesão muscular ou mesmo indício de patologia. Nesses dois últimos casos, é necessária a atuação de um fisioterapeuta.




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