Cadeira abdutora: com ou sem inclinação do tronco?

16/08/2019 - Opinião Profissional

A cadeira abdutora é comumente vista nas salas de musculação e é utilizada para executar o exercício de abdução de quadril. Esse exercício algumas vezes é prescrito por educadores físicos de forma tradicional, ou então com o tronco inclinado a frente. A seguir, analisaremos qual é a forma mais vantajosa para prescrever este exercício aos seus alunos.

Para executá-lo é preciso levar em consideração alguns pontos, como: anteversão e retroversão pélvica e a integridade das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral que, como veremos adiante, dependendo da posição que se encontra o praticante serão alteradas.

Realizar este exercício de forma tradicional significa prescrever para o seu aluno sentado na cadeira abdutora com a coluna lombar e pelve totalmente apoiadas, preservando o alinhamento correto da coluna vertebral, de forma que mantenha as curvaturas fisiológicas e anatômicas normais. As mãos segurando as manoplas laterais para garantir a estabilização corporal, principalmente quando se treina com quilagem elevada. Quadril e joelhos flexionados e os pés apoiados sob o apoio da cadeira.

A resistência do exercício na abdução do quadril será dada pelos suportes da cadeira contra o segmento da coxa. O indivíduo fará amplitude total de abdução de forma natural e confortável. Assim realizará a abdução e adução do quadril formando um ADM – arco de movimento.

Ao realizar a flexão do quadril levando o tronco a frente, seu aluno apoiará as mãos na lateral da máquina, procurando manter a curvatura da coluna. É possível perceber,= que muitos executantes ao aduzir o exercício, não conseguem manter o alinhamento da coluna, perdendo a curvatura da coluna lombar. Porém, ao invés de realizar o exercício com movimento concêntrico e excêntrico total, e sim realizar o movimento excêntrico parcial, é possível manter a curvatura ideal da coluna.

Sendo assim, neste caso, devido a ergonomia do equipamento, é mais recomendado que seja efetuado sentado. Sem contar, que embora pequenos, há movimentos de anteversão e retroversão da pelve. Com isso, é sempre importante que você, professor, atenha-se ao custo vs. benefício do exercício a ser executado.

A vantagem apontada para a execução do exercício com a flexão do quadril à frente é que causa um alongamento um pouco maior do músculo glúteo máximo e um alongamento bem menor ainda para glúteo médio. Onde, dos abdutores do quadril que são:  glúteo máximo, glúteo médio e tensor da fáscia lata, o que sofrerá mais com o posicionamento do quadril à frente é o glúteo máximo, sendo que este não é o maior abdutor do quadril e quem está participando são as suas fibras superiores. Então, pode ocorrer um certo grau de vantagem muscular. E também, os executantes iniciantes tendem a realizar o movimento de abdução tracionando mais com os pés e não com o segmento coxa, o que tenciona mais a articulação do quadril, não sendo favorável.

Por isso, a importância de pensarmos no custo benefício do exercício. Quanto de benefício teríamos de ir com o tronco à frente? Acreditamos que pouco, principalmente para glúteo médio. E também, é preciso ser levado em conta a prática de execução da variação do exercício pelo seu aluno. Com isso, podemos concluir que é sempre mais vantajoso e seguro utilizar as máquinas da maneira em que foram projetadas, levando em conta sua ergonomia.

 Essa publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC). 





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