Como executar o exercício de puxada no Graviton

20/09/2019 - Academia

A máquina de Graviton é excelente para o treino dos seus alunos, pois permite que a resistência para o exercício de puxada no Graviton seja graduada. Principalmente, para um aluno que estiver iniciando na musculação, que talvez com o seu peso corporal e com o nível de força que apresenta não consiga realizar, por exemplo, o exercício de barra fixa com uma técnica adequada. Então realizar a puxada no Graviton torna-se uma ótima estratégia, porque permite diminuir a sobrecarga do peso corporal do praticante, para que com isso ele consiga desenvolver o exercício.

 Para executar a puxada no Graviton, seus alunos deverão colocar uma quilagem adequada, subir no aparelho e executar o movimento similar ao exercício de Barra Fixa. É muito importante que, no momento da execução, o indivíduo mantenha uma postura adequada e suas curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral.  Sendo um exercício para as costas, os principais músculos envolvidos para executá-lo são: latíssimo do dorso, redondo maior, trapézio, peitoral maior e menor, bíceps braquial, braquial, braquiorradial e flexores do cotovelo. Os músculos do CORE e os músculos eretores da coluna participam isometricamente como estabilizadores do tronco.

É importante salientar que, no momento da execução da puxada no Graviton, deve-se orientar seus alunos a tentarem evitar que estenda completamente os cotovelos no final a fase excêntrica, pois nessa posição ele entrará em um ponto de descanso que consequentemente, diminuíra a tensão muscular e não proporcionará um trabalho eficiente do latíssimo do dorso. Assim, o ideal é descer e não estender completamente o cotovelo, evitando um relaxamento da musculatura envolvida.

Oriente também seus alunos a evitarem movimentos de inclinação lateral do tronco. Ou seja, instrua-os a manter um bom alinhamento vertical do tronco e também evitar movimentos de flexão e hiperextensão da coluna vertebral.

O exercício executado no Graviton é excelente para corrigir a técnica do exercício e possibilita ao indivíduo executante, que aumente ou diminua a intensidade de esforço na execução do mesmo.


 




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