Academia: 5 dicas para se destacar da concorrência

21/01/2020 - Gestão de Negócios

Muito além da sonhada barriga chapada, o brasileiro tem se preocupado cada vez mais com sua saúde e qualidade de vida. Diante desse cenário e com a grande oferta de academias, o cliente se torna cada vez mais exigente na busca por estrutura, conforto, tecnologia e atendimento especializado.

Com o mercado cada vez mais competitivo, enumeramos 5 dicas para sua empresa se destacar da concorrência sem precisar brigar apenas por preço:

1. Conheça seus concorrentes

Só cria diferenciais quem tem uma base comparativa do que o mercado oferece e do que os clientes buscam. Por isso, esteja sempre de olho nas novidades do mercado e estude seus concorrentes quanto aos erros e acertos, observando principalmente o branding (gerenciamento de marca), presença online, serviços, valores e outros itens que julgar importante. Tenha em mente que na lacuna entre o que o público busca e seu concorrente não oferece, e as grandes tendências de mercado, está a oportunidade.

2. Relacione-se com seu público

Antes do primeiro contato, você precisa definir muito bem o perfil de clientes que você busca. Conhecendo melhor, é hora de desenvolver estratégias para se comunicar de forma assertiva com seus possíveis novos alunos, bem como entender melhor seus alunos atuais para proporcionar uma experiência cada vez melhor de atividade física e saúde.

3. Agregue valor ao seu negócio

Não é porque você tem uma academia de musculação que você precisa vender treinamento de força. Pense no seu negócio de forma integrada e ofereça os bens intangíveis do seu serviço: saúde, bem-estar, qualidade de vida. Com esse foco de venda muito bem definido, fica mais fácil parar de brigar por preço e se diferenciar pelos benefícios, que podem ser desde a venda de produtos relacionados à saúde, até parcerias e convênios com profissionais de nutrição e estética, por exemplo.

4. Construa uma marca forte

Não foi da noite para o dia que hastes flexíveis passaram a ser chamadas por todo mundo de Cotonete, que Maizena virou o nome popular de amido de milho, ou que uma logo estampada em um copo fez com que a Starbucks vendesse café por R$15. É preciso considerar o investimento em branding e fazer com que a marca da sua academia seja tão sólida que, em nível local, seja impossível de ser ignorada.

5. Pare de ignorar o pós-venda

Nessa época do ano, o que não faltam são matrículas. Nem por isso você consegue manter o faturamento o ano inteiro e conter as desistências. Isso acontece porque em muitos casos existe um grande esforço em vendas, mas pouca dedicação em oferecer excelência em estrutura, equipamentos e atendimento. Entenda que contar com aparelhos de qualidade e com a manutenção em dia, manter uma temperatura agradável, ambiente limpo, acesso a água e outras comodidades é tão importante quanto investir em marketing. Não há mídia mais eficaz e barata que o boca a boca, e contar com baixa rotatividade e alunos que são verdadeiros advogados da sua marca faz toda diferença na hora de se destacar da concorrência.

Por fim, é válido lembrar que toda e qualquer ação para se diferenciar do concorrente precisa ser acompanhada de ética e respeito. Seus concorrentes são empreendedores que, tanto quanto você, buscam sucesso, portanto é saudável vê-los como competidores no mercado, mas não como inimigos na vida.

Esperamos que as dicas te ajudem e que consiga aplicar esse conteúdo para gerar bons resultados!




Relacionadas

  • 21/06/2021

    5 Formas de usar o Instagram para aumentar o sucesso da sua academia


    Todos sabemos que, cada vez mais, as redes sociais são acessadas como referência para quem procura alguma empresa/segmento. Por isso, separamos algumas dicas para que a sua academia não fique para trás....
     Ler matéria completa
  • 17/03/2021

    Gestão em Tempos de Pandemia


    ...
     Ler matéria completa
  • 19/01/2021

    Matrículas abertas! | Como superar as principais objeções na sua academia


    Fizemos um levantamento das principais objeções de clientes em academia com dicas de como respondê-las. Fizemos um levantamento das principais objeções de clientes em academia com dicas de como res...
     Ler matéria completa



Rua Bernardino Jos de Oliveira, 1113
(47) 3334 1003
Badenfurt - Blumenau/SC
CEP: 89070-270
Rua Bahia, 230
(47) 3337-3888
Itoupava Seca Blumenau/SC
CEP: 89031-000
Comendador Franco, 5378
(41) 3016-1366
Curitiba PR
CEP: 81560-000