Cuidados contra o COVID-19: aprendizados para sua academia

26/03/2020 - Saúde e Bem-estar

Em uma situação de pandemia como a que estamos vivendo, é inegável a necessidade de redobrar os cuidados com higiene e precaução, conforme as recomendações dos órgãos de saúde. Mas vale ressaltar que algumas das medidas orientadas merecem nossa atenção não só nesse momento de alto contágio, como em todos os dias.

Selecionamos algumas orientações que podem ser incorporadas de forma definitiva em sua empresa, caso ainda não sejam seguidas:

  1. Foco na higiene: tanto a lavagem das mãos quanto a limpeza de aparelhos após o uso são fundamentais em um ambiente onde muitas pessoas circulam e transpiram todos os dias. Esse hábito pode ser mantido não só com o uso de álcool gel, mas com produtos surfactantes, como sabão, sabonete, detergente ou desinfetante. Vale também redobrar a atenção com a limpeza do ambiente, para que seus alunos sempre encontrem a academia limpa e arejada.
  2. Uso individual da toalha: já é bem conhecido o fato de que levar uma toalha para a academia ajuda a manter os aparelhos mais secos e limpos, e ainda protege o aluno das superfícies, mas em muitas academias esse bom hábito não é regra. Que tal reforçar esse pedido aos alunos e talvez até presenteá-los com uma toalha com a sua logo?
  3. Informações ricas sobre saúde: assim como agora todos estão atentos a assuntos como formas de contágio de diversos vírus e ações de prevenção, sua academia, como um estabelecimento que promove saúde, pode oferecer de alguma forma informações que auxiliem os alunos nesse tema tão importante. Vale formar parcerias com outros profissionais, oferecer palestras, incentivar a participação em campanhas de vacinação ou mesmo dispor de informativos no ambiente, como um cartaz sobre a etiqueta da tosse.
  4. Fugir de promessas milagrosas: assim como nenhum “shot mágico” aumenta a imunidade e nos blinda do contágio do COVID-19 ou de qualquer outra enfermidade, esse é o momento para pensar em como manter os pés no chão. Suplementos, por si só, não trazem resultados. Aumento de massa muscular não depende de exercícios mirabolantes. Profissionais não habilitados não sabem mais do que quem estudou e possui CREF. Saúde se mantém com hábitos, com rotina, com alimentação saudável, sem mistérios e “super alimentos”.
  5. Capacidade máxima de pessoas: esse item vale principalmente para quem oferta aulas coletivas, como treinamento funcional, fitdance e outras modalidades. Uma sala cheia, além de potencializar o contágio de doenças – como estamos vendo agora, é desconfortável quanto à temperatura e conforto durante as atividades. Prefira ter uma quantidade de pessoas viável para que todas se sintam bem e tenham uma distância segura para se exercitar sem limitações.

Uma crise como essa sempre afeta os negócios, eleva os ânimos e nos traz perdas, mas esperamos que essas dicas sejam uma oportunidade para que, ao voltar à normalidade, possamos proporcionar saúde e bem-estar com excelência a quem busca na atividade física uma das formas de ter qualidade de vida.




Relacionadas

  • 24/02/2021

    Saúde Postural


    Seus alunos e clientes, inclusive os que são atletas, estão cada vez mais stressados com as cobranças do dia a dia. Essa pressão pode ocasionar o encurtamentos de determinados grupos musculares, principa...
     Ler matéria completa
  • 08/12/2020

    Treinar no Calor


    Os dias mais quentes do ano estão chegando e para ter um bom rendimento e resultados nos treinos, algumas mudanças de hábitos precisam ser tomadas. Separamos algumas dicas que irão te ajudar a treinar du...
     Ler matéria completa
  • 23/11/2020

    Efeito sanfona: por que seus alunos sofrem com isso?


    Perder peso não é uma tarefa fácil. E manter o peso perdido, é com certeza um desafio ainda maior! O efeito sanfona é caracterizado por isto pela oscilação dos quilos que vão e voltam tirando seus al...
     Ler matéria completa



Rua Bernardino Jos de Oliveira, 1113
(47) 3334 1003
Badenfurt - Blumenau/SC
CEP: 89070-270
Rua Bahia, 230
(47) 3337-3888
Itoupava Seca Blumenau/SC
CEP: 89031-000
Comendador Franco, 5378
(41) 3016-1366
Curitiba PR
CEP: 81560-000