6 dicas para voltar à rotina de treinos

04/08/2020 - Saúde e Bem-estar

Com a retomada cautelosa das atividades, muitos estados já estão aos poucos autorizando a abertura de academias e estúdios. Embora esse tema ainda divida opiniões, é inegável o quanto a atividade física, quando feita de forma orientada e com os devidos cuidados, é um fator importante para a saúde e bem-estar mental e físico.

Se na sua região os estabelecimentos de atividade física já estão liberados para atuação, confira dicas para retomar sua rotina de treinos:

1 - Revise seu kit de itens essenciais

Para evitar a correria na hora de sair de casa, já deixe separado seu kit com toalha, garrafinha de água, máscara e álcool 70%. Assim, você se acostuma mais rápido com a nova rotina de treinos dentro das medidas preventivas.

2 - Faça seu planejamento

Defina dias e horários da semana fixos para voltar a treinar, agende uma avaliação física com seu educador e estabeleça com ele novos objetivos de curto, médio e longo prazo.

3 - Comece com calma

Se você esteve por muito tempo parado, volte aos treinos com uma intensidade moderada, especialmente nos primeiros dias. Não se frustre ao se sentir um pouco mais fraco e não veja a redução de carga como regressão. Tão logo seus músculos acostumem novamente com os estímulos, você conseguirá voltar ao ritmo que gosta de treinar.

4 - Mantenha a constância

Exercício é hábito, e para se construir um hábito é necessário ter disciplina. Agora no começo você dificilmente se sentirá motivado para sair de casa, mas não pense duas vezes. Assim que o corpo começar a se movimentar, você sentirá a sensação de bem-estar e motivação para continuar com a rotina de treinos.

5 - Foque na alimentação equilibrada

Quando falamos em resultados, exercício físico e alimentação saudável caminham juntos. Por isso, procure manter no seu cardápio frutas, vegetais, proteínas, carboidratos integrais, leguminosas e sementes, deixando doces e frituras para situações esporádicas. Atenção também ao que bebe: procure ingerir muita água e evitar o consumo de álcool e refrigerantes.

Nesse primeiro momento, não é necessário pensar em suplementação para ganho de massa ou definição. Priorize ingerir a quantidade adequada de proteínas, vitaminas e minerais através dos alimentos, e se possível consulte um nutricionista para orientar esse planejamento alimentar.

6 - Respeite as normas de prevenção

Por mais que treinar com máscara ou sem o seu parceiro de academia seja incômodo, estamos vivendo uma situação que demanda cuidados e responsabilidade coletiva. Já que o foco é saúde, retome sim a atividade física, mas com toda segurança necessária.

Seguindo essas dicas, você logo conseguirá voltar ao hábito de treinar e poderá colher os inúmeros benefícios - inclusive para a imunidade - que a atividade física proporciona.




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