Setembro Amarelo: atividade física como aliada no combate à depressão

07/09/2020 - Saúde e Bem-estar

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida por transtorno bipolar e abuso de substâncias psicoativas.

Este ano é atípico para a campanha, pois a pandemia provocou mudanças em toda sociedade. O aumento das pressões emocionais no isolamento social, o medo da doença e as perdas decorrentes da Covid-19 são alguns dos desafios. Por isso, a conscientização é essencial para reduzir os índices de suicídio no país. 

A depressão é uma das doenças mais frequentes e que mais incapacita o ser humano. Para combatê-la, a atividade física é uma importante aliada do tratamento, que deve ser feito de forma multidisciplinar envolvendo profissionais de psicologia e psiquiatria. 

O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e em nível psicológico. Pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o stress. A prática libera no cérebro as endorfinas, substâncias que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade; são neuromediadores ligados à génese do bem-estar e do prazer. Por ser um potente liberador de endorfinas, o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e também é altamente eficaz no combate ao estresse e à ansiedade.

Outro grande benefício de atividades físicas para pessoas com depressão é a melhora na qualidade do sono. Geralmente, pessoas depressivas possuem a tendência de trocar o dia pela noite ou ter dificuldade para dormir, devido ao alto grau de ansiedade e estresse. Com a prática de exercícios físicos, é possível que o sono fique mais equilibrado, pois além da liberação de endorfinas, o gasto de energia também favorece a necessidade de descanso.

O exercício sistematizado tem benefícios tanto no aspecto físico como mental do ser humano, ao proporcionar uma melhor qualidade de vida. O segredo está numa atividade que seja agradável para quem a pratica, optando por uma modalidade na qual a pessoa se sinta bem e que realmente goste, para evitar a frustração.




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