O PODER DOS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS!

27/04/2017 - Notícias

No caso de quem quer emagrecer, que pode ser usado a favor são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. 

De acordo com a nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro: "As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade". 

Mas não há milagres ao consumir apenas esses alimentos e é necessário combiná-los com dieta e exercícios físicos regularmente. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições por quem tem hipertireoidismo, por exemplo, visto que o metabolismo já está muito elevado, pode aumentar o risco de perda de massa muscular. Luciana também lembra que crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. 

Saiba quais são os principais alimentos termogênicos e aprenda a utilizá-los:

1. Pimenta vermelha:
Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em
 até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

2. Chá verde (Camellia sinensis):
"Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico", afirma a 
nutricionista funcional Luciana Harfenist. Para que o efeito aconteça, é aconselhado cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, 
cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.

3. Canela:
Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por 
cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.

4. Gengibre:
Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. "O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar 
carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas", sugere Luciana. A 
quantidade indicada é de duas fatias pequenas.

5. Chá de hibisco:
Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo.
 Para que o efeito seja positivo, é aconselhado um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.

6. Alimentos com Ômega 3:
A nutricionista Luciana, explica que o omêga 3 é encontrado em peixes - como salmão e atum - e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, 
melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.

7. Água gelada:
Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como 
adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, 
pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal.

Fonte:
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13320-conheca-sete-alimentos-termogenicos-que-te-ajudam-a-emagrecer#carousel-galeria
http://www.mundoboaforma.com.br/10-melhores-alimentos-termogenicos-naturais-para-emagrecer/





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