VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO?

18/05/2017 - Notícias

O que é alongamento?
São exercícios totalmente voltados à maior flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. 
Seu principal efeito é aumentar a flexibilidade dos músculos para alcançar a maior movimentação  da articulação comandada por aquele músculo.
A prática de se alongar torna-se essencial para o perfeito funcionamento do nosso corpo, nos proporcionando uma maior agilidade e elasticidade.

Por que devo me alongar?
Ao realizar um alongamento, ocorre um aviso para o corpo de que você está iniciando uma sequência de movimentos que vão além dos  movimentos realizados no dia a dia e que não causam grande impacto nos músculos, ossos e articulações.
Esta prática torna-se fundamental para manter a manutenção ou, no caso dos iniciantes, a ampliação da flexibilidade do corpo.
Isto se faz necessário, já que a prática de atividades físicas requer movimentos mais amplos. Mesmo exercícios como a caminhada requerem movimentos ampliados das pernas, dos braços, dos ombros e das costas.

Quais os riscos de não me alongar?
Quando o indivíduo deixa de realizar este procedimento está comprometendo seu treino. Uma consequência deste ato é fazer você se sentir mais cansado, sem contar que aumenta a incidência de lesões musculares.
Mas não se esqueça: não ultrapasse os limites do seu corpo. O alongamento em excesso causa esforços desnecessários, resultando em consideráveis níveis de dores e prejudicando a sua saúde.

Quem deve se alongar?
Qualquer pessoa, independente de sua faixa etária e alguns problemas de saúde, pode realizar esta prática. Para isto, basta apenas estar disposto.

Quais os principais benefícios?
- Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares – torcicolos, câimbras etc;
- Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura;
- Aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo;
- Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação etc, preparando a musculatura para o exercício;
- Reduz o encurtamento muscular;
- Melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas;
- Melhora a coordenação motora;
- Previne problemas posturais;
- Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse;
- Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura;
- Desenvolve a propriocepção (consciência corporal), à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada;
- Reduz as cólicas menstruais, nas mulheres;
- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura corporal.

Quais as melhores formas de me alongar?
- Antes e depois do treino. E antes de iniciar os alongamentos, é importante fazer um aquecimento geral de 10 minutos;
- O músculo deve ser alongado até atingir um ponto de tensão. Não é necessário sentir dor;
- Quando chegar ao limite do músculo, mantenha a posição de alongamento durante 30 segundos, sem dar "soquinhos";
- Volte à posição inicial lentamente;
- Respire fundo durante o alongamento;
- Faça os alongamentos com movimentos lentos e suaves.

Fontes: https://melhorcomsaude.com/beneficios-alongamento-regular/
https://www.saudenoclique.com.br/10-beneficios-do-alongamento-muscular/
http://www.educacaofisica.com.br/fitness2/academias1/os-beneficios-do-alongamento/



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