Overtraining: músculos e articulações doloridas

13/04/2018 - Saúde e Bem-estar

É certo que os exercícios físicos trazem muitos benefícios à saúde: melhora do condicionamento físico, força, perda de peso, prevenção de doenças, bom humor. Porém, um exagero na dose pode desencadear prejuízos!

Se você treina todos os dias em alta intensidade, pode acabar tendo um overtraining, que se caracteriza por um período prolongado de fadiga. Essa fadiga é caracterizada por um cansaço generalizado e agravado por dores nos músculos e nas articulações, companhadas de falta de disposição para treinar, perda de massa magra e queda do rendimento.

Treinos de resistência e principalmente os que utilizam cargas, como musculação, funcional e crossfit, geram microlesões nos músculos necessárias para obter resultados, e comuns quando adota-se um treino novo ou remota-se as sessões depois de um tempo de afastamento. Nesses casos, o desconforto tende a aparecer de 24 a 48 horas após os exercícios. Quando o corpo já está acostumado com as atividades, é comum que ele não manifeste essas dores, o que não significa que não precise de período para se recuperar das microlesões geradas pelo esforço.

Dar este tempo ao corpo, não significa abrir mão dos treinos diários. Por isso, com o auxílio de um Educador Físico, recomenda-se a periodização dos treinos, que vai estimular músculos diferentes em intensidades distintas, sem levá-los a exaustão. Em práticas que acionem sempre os mesmos grupos, como corrida ou natação, é importante cadenciar o treino para não sobrecarregar o corpo.

Dormir bem, junto com a periodização e o descanso, tem grande importância para evitar a fadiga. É durante o repouso que ocorre a liberação de hormônios envolvidos na recuperação muscular. Ter noites mal dormidas pode, com o tempo, resultar em perda de massa e definição muscular, ou ainda, em regressão do condicionamento físico conquistado.

Resumo da ópera: equilíbrio é tudo! Preste atenção ao que seu corpo diz e priorize sempre a saúde!




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