Métodos de Treinamento de Força

10/08/2018 - Opinião Profissional

Os métodos de treinamento de força são utilizados para a melhora desta valência física. A utilização dos métodos garante o aumento de força e hipertrofia muscular após a combinação de vários tipos de programas e pela correta manipulação das variáveis de treinamento. A seguir, conheça alguns:

Método de Carga Constante: consiste em um método bastante utilizado por todos os grupos de praticantes do treinamento de força e será utilizada uma carga equivalente a 80% de 1 RM; o indivíduo realizará de 3 a 5 séries, mantendo 8 a 10 repetições e um intervalo fixo de 2 minutos entre cada série.

Método Pirâmide Crescente: mantém-se um aumento progressivo de cargas, sendo de 70%, 80%, 90% e 95% de 1 RM e o número de repetições decrescerá da primeira à última série, por exemplo, 12, 10, 8, 6.

Método Pirâmide Decrescente: neste, dá-se início a série mais pesada, diminuindo a carga para cada série subsequente, ou seja, mudanças de carga regressivas como 90%, 85%, 80%, 70% e número de repetições progressivo da primeira à última série, sendo 6, 8, 10, 12.

Método de Exaustão: este método prioriza a força de resistência, sendo assim, o indivíduo realiza a série com a técnica adequada até a falha da musculatura. Sendo utilizados de 60% a 70% de 1 RM e com intervalo de recuperação de 2 minutos. Vale ressaltar que não existe um número de repetições predeterminado, mas o máximo de repetições a serem executadas.

Método Tri-Set: a consistência deste método é a execução em sequência de três exercícios para o mesmo grupo muscular. Os exercícios treinam o mesmo grupo muscular com pouco ou nenhum descanso, mantendo um intervalo fixo entre as séries de 2 a 3 minutos. Este método ocasiona o desenvolvimento da força muscular, porém prioriza a resistência muscular.

  • Seja qual for o método utilizado por você, garanta que ele tenha sido recomendado e seja monitorado por um profissional devidamente habilitado para a função.

Bons treinos!

Esta publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC).  





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