Quais exercícios podem substituir o agachamento?

12/10/2018 - Opinião Profissional

O agachamento é o mais popular exercício executado para membros inferiores, tendo como padrão a dobradiça de joelhos, ou seja, a flexão de joelhos. Assim, ele pode ser substituído por outros exercícios em que este seja o padrão dominante, como: leg press, hack machine ou até mesmo uma variação do agachamento tradicional.

Variar os estímulos é indispensável para recrutar fibras musculares diferentes durante os exercícios e gerar novas adaptações ao organismo. Portanto, novos métodos e variações são sempre interessantes para continuar tendo resultado, principalmente se o objetivo for hipertrofia muscular.

Agora, se o objetivo for buscar um substituto para o exercício agachamento porque tem dificuldade em executá-lo, recomendamos que você busque entender o motivo da sua dificuldade, que pode ser falta de mobilidade em alguma região, como tornozelo ou quadril, ou mesmo uma falha de força ou função na musculatura do Core ou algo ainda mais simples, como falta de prática. Ou seja, identifique e resolva o problema pela raiz e não com medidas paliativas. 

O agachamento trabalha tanto membros inferiores, como também o core e os músculos paravertebrais. É importante salientar, que se você faz muitos exercícios para membros inferiores e negligencia os demais grupos musculares do corpo, isso pode gerar ou intensificar algum tipo de desbalanço. Por isso, se você ainda não tem a prática no exercício, o treinamento do padrão de movimento facilitará para que ele seja incluso na parte principal do seu treino.

Busque sempre a orientação profissional para obter os melhores resultados sem descuidar da saúde. Bons treinos!

Esta publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC).  



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