Atenção à postura corporal dos seus alunos

25/01/2019 - Saúde e Bem-estar

Com a chegada do verão e o início do novo ano, a procura por academias tende a aumentar e seus alunos retomam com gás total a rotina de treinos, buscando emagrecer, definir o corpo e/ou aumentar a massa muscular. Mas é importante lembrar sempre que a mudança estética é apenas uma parte dos ganhos com a prática de atividade física. A saúde é o objetivo e a consequência mais importante de manter uma rotina de exercícios físicos. E por falar em saúde, você está atento a postura dos seus alunos?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), dores nas costas afetam 85% da população mundial. Mas essas dores não são as únicas consequências que podem acontecer quando o aluno tem má postura. Os ossos do corpo, além de serem responsáveis pelo sustentação, são encarregados por deixar os seus órgãos nos devidos lugares, com espaço ideal para o bom funcionamento. Assim, eles também distribuem e esticam as veias de maneira que a circulação ocorra corretamente.

Com uma postura corporal ruim, o corpo se curva de modo a restringir o espaço que os órgãos precisam para cumprir suas funções do modo ideal. A respiração fica prejudicada com os pulmões comprimidos. A circulação sanguínea também sofre consequências, podendo ocasionar varizes e dores nas pernas. O aparelho digestivo tende a não funcionar como deveria, e assim por diante, comprometendo inclusive o sistema imunológico.

Quando a manutenção da postura não anda bem, seu aluno também está mais suscetível a lesões, em muitos casos graves a ponto de comprometer a mobilidade.

Até mesmo sobre a aparência, tão visada pelos alunos, você pode conversar. Uma vez que o indivíduo está curvado, o abdômen acaba sendo projetado para frente, modificando o formato do corpo como um todo.

Muitas consequências, certo? Mas não é preciso assustar! Mostre aos alunos que basta tomar o cuidado necessário, com as orientações certas. E a academia é o local ideal, com equipamentos e profissionais que podem recomendar atividades específicas para cuidar da postura.

Para quem realmente tem uma má postura no dia-a-dia ou já está com a coluna prejudicada, nós também temos algumas dicas:

Musculação: a prática o vai fortalecer o corpo, deixando ossos e músculos mais fortes para sustentá-lo. Com os aparelhos e exercícios certos e sua orientação profissional, os problemas tendem a ser corrigidos com o tempo.


Pilates: o pilates aumenta a flexibilidade, equilíbrio e força, trabalhando todo o corpo de forma integrada. Especialmente para quem tem lesões, pode ser um reforço ao tratamento, mesmo alinhado à musculação.


RPG: A Reeducação Postural Global é uma prática específica para problemas de postura, como o nome já revela. Ajuda a “educar” o corpo, revitalizando e fortalecendo os músculos responsáveis pela postura.

Yoga: As posturas da Yoga favorecem o alongamento e equilíbrio para o corpo, além de trabalhar para desenvolver uma respiração eficiente. Quando você desenvolve uma consciência corporal, passa a prestar melhor atenção em sua postura, corrigindo-a. A prática também reduz dores musculares e estresse.

Agora está na hora de mostrar aos seus alunos a importância de uma postura correta para a saúde geral do corpo e que isso pode ser feito com sua ajuda e os treinos certos que sua academia oferece.

Essa publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC).  




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