Periodicidade é importante para os objetivos dos seus alunos

15/02/2019 - Academia

Mesmo que seus alunos não tenham grandes pretensões em termos de rendimento, mas queiram melhorias estéticas, funcionais e metabólicas, é preciso ter um planejamento de treino de musculação. A periodização não é nada mais e nada menos do que um bom planejamento estratégico de treino.

O período completo que será periodizado é normalmente dividido em 1 ou 2 macrociclos. Para cada período de 1 a 3 meses, damos o nome de mesociclos. E para as sessões diárias ou até mesmo semanas de treino, damos o nome de microciclo. Tendo como base que haverão 3 períodos distintos, é preciso que você, educador físico, delimite como irá trabalhar em cada um desse. O ponto de partida para iniciar a periodização dos seus alunos é avaliar as capacidades físicas e individualidades, e determinar quanto tempo terá para cada ciclo completo.

• No período básico, serão trabalhadas as qualidades físicas de base, como: resistência muscular localizada, resistência de força, força máxima e pura, melhora da flexibilidade e da coordenação motora inter e intramuscular.

• Já no período específico, trabalha-se com formas de treinamento mais intensas, focando os objetivos específicos de cada aluno.

• E no período transitório, haverá um trabalho mais leve visando não perder totalmente o que seu aluno construiu nas outras etapas. É também nesse período que o corpo recuperará todo o esforço dos períodos antecessores e no próximo período básico, seu aluno estará renovado!

No período básico, é indicado mais volume e menos intensidade. Depois disso, esta relação será alterada para possuir mais intensidade e menos volume nas fases seguintes. Ou seja, com o passar do tempo da periodização, terá um aumento gradual da intensidade e das cargas de trabalho.

Por que fazer periodização dos treinos dos seus alunos?

É comprovado cientificamente que treinos com periodicidade dão muito mais resultado! Sempre há melhores e mais consistentes ganhos. Além disso, conseguirá manter um controle muito mais efetivo sobre a qualidade do treino do seu aluno. Fora que, com o alcance dos resultados desejados, ele se sentirá muito mais motivado!

Portanto, haverá apenas vantagens com uma periodização bem montada. Sem ela, fica difícil ter ganhos em longo prazo, de forma saudável e com o máximo de qualidade.

Pense com estratégia, oriente com precisão e acompanhe com dedicação. Bons treinos!

Essa publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC).  



Relacionadas

  • 11/07/2021

    Sua academia tem regras de etiqueta?


    Além de equipamentos de qualidade e bons instrutores, a forma como os alunos se comportam dentro da academia é um dos fatores mais importantes para manter a fidelidade dos clientes....
     Ler matéria completa
  • 04/06/2021

    Como incentivar seus alunos a treinar no inverno


    Confira as dicas que preparamos para te ajudar a manter a frequência deles até mesmo no inverno....
     Ler matéria completa
  • 25/05/2021

    Atendimento humanizado


    A humanização no atendimento é primordial para quem deseja crescer no mercado. Um atendimento diferenciado pode transformar sua marca em um grande sucesso....
     Ler matéria completa



Rua Bernardino Jos de Oliveira, 1113
(47) 3334 1003
Badenfurt - Blumenau/SC
CEP: 89070-270
Rua Bahia, 230
(47) 3337-3888
Itoupava Seca Blumenau/SC
CEP: 89031-000
Comendador Franco, 5378
(41) 3016-1366
Curitiba PR
CEP: 81560-000