Ativação e recrutamento muscular a favor do seu aluno

03/05/2019 - Academia

Para planejar de forma eficiente o treinamento resistido dos seus alunos, vários fatores devem ser levados em conta. Entre eles está o volume, a intensidade e a frequência de treinamento durante a periodização que são manipuladas para poder estimular de forma eficiente os grupos musculares e tornar o treino mais eficiente.

A respeito da hipertrofia muscular (ganho de massa muscular), existem dois aspectos muito importantes e pouco discutidos, que são o recrutamento e a ativação muscular. 

ATIVAÇÃO MUSCULAR

O termo ativação muscular é definido pela capacidade de contração e a força gerada por determinado músculo ao efetuar determinada atividade. Sendo assim, é o grau de ativação muscular que um determinado exercício ou movimento é capaz de provocar em um grupo muscular ao realizar um exercício.

A prescrição do treinamento é dependente do entendimento de quais exercícios têm um maior grau de ativação em determinada musculatura, pois somente desta forma é possível garantir um estímulo otimizado de acordo com a necessidade e objetivo de cada aluno.

RECRUTAMENTO MUSCULAR

O recrutamento muscular é definido pela quantidade de unidades motoras presentes durante a contração muscular em um exercício. Por isso, ao utilizar uma intensidade maior o organismo recruta um maior número de fibras musculares para efetuar determinado exercício, sendo que ao diminuir a intensidade, um número menor de fibras é recrutado.

Dependendo da atividade realizada, também há um recrutamento maior de um determinado tipo de fibra muscular, fibra tipo I de contração lenta e fibra tipo II de contração rápida. Por exemplo, durante atividades que requerem maior força e potência muscular, as fibras do tipo II terão maior recrutamento, assim como quando o treino for voltado para endurance (resistência) as fibras tipo I serão as mais recrutadas.

Professor, saber o grau de recrutamento muscular é muito importante para poder mensurar e aplicar a intensidade correta, a depender do objetivo do seu aluno e do período em que ele se encontra na sua periodização.

Portanto, quanto maior for o recrutamento de unidades motoras, maior é a eficiência em otimizar o trabalho realizado pelos grupos musculares. E também, quanto maior a quantidade de fibras musculares maior a facilidade de produção de força. Vale ressaltar, que alunos com esta condição genética têm maior vantagem no desenvolvimento muscular.

Lembrando que com a velhice e o sedentarismo há um menor recrutamento de unidades motoras, diminuindo a capacidade de gerar força,o que consequentemente pode comprometer a realização de atividades do cotidiano, contribuindo negativamente na qualidade de vida dos indivíduos.

O QUE FAZER?

Conhecer a importância da ativação e do recrutamento muscular é importante para entender o quão necessário é a relevância de um bom planejamento de treino. Por isso em alguns casos, como por exemplo, em encurtamentos ou desequilíbrios musculares onde não há uma ativação suficiente, o desempenho dos treinos dos alunos é afetado.

Por mais intenso que seja o treino, que teoricamente haveria grande recrutamento de fibras musculares, como ativação insuficiente não haverá um trabalho eficiente no grupo muscular com esta debilidade. Por isso, além do treinamento de força dos seus alunos é necessário prestar atenção a equilibrar os níveis de força entre os grupos musculares contrários, assim como também trabalhar a flexibilidade deles.

Concluindo, uma avaliação adequada dos seus alunos é importante para poder construir um planejamento de treinamento mais eficiente para as necessidades e objetivos de cada praticante.




Relacionadas

  • 11/07/2021

    Sua academia tem regras de etiqueta?


    Além de equipamentos de qualidade e bons instrutores, a forma como os alunos se comportam dentro da academia é um dos fatores mais importantes para manter a fidelidade dos clientes....
     Ler matéria completa
  • 04/06/2021

    Como incentivar seus alunos a treinar no inverno


    Confira as dicas que preparamos para te ajudar a manter a frequência deles até mesmo no inverno....
     Ler matéria completa
  • 25/05/2021

    Atendimento humanizado


    A humanização no atendimento é primordial para quem deseja crescer no mercado. Um atendimento diferenciado pode transformar sua marca em um grande sucesso....
     Ler matéria completa



Rua Bernardino Jos de Oliveira, 1113
(47) 3334 1003
Badenfurt - Blumenau/SC
CEP: 89070-270
Rua Bahia, 230
(47) 3337-3888
Itoupava Seca Blumenau/SC
CEP: 89031-000
Comendador Franco, 5378
(41) 3016-1366
Curitiba PR
CEP: 81560-000