Respiração durante a prática de exercícios

24/05/2019 - Academia

Na prática da musculação, é de extrema importância o uso correto da respiração, pois ela auxilia a realização dos exercícios, trabalha os músculos responsáveis pela respiração e mantém as trocas gasosas, vitais ao organismo. Sendo assim, é fundamental que você, professor, auxilie seu aluno quanto ao tipo de respiração que deve ser utilizada de acordo com o exercício realizado e o tipo de atividade.

Ao realizarmos exercícios localizados, alguns movimentos favorecem a entrada e/ou a saída de ar dos pulmões e, se não ensinados sobre a respiração, alguns alunos realizam o exercício em apneia, o que provoca um aumento de pressão arterial, podendo levar à manobra de Valsalva. Ou seja, durante a manobra a glote é fechada e a pressão intra-abdominal é aumentada pela contração do diafragma e músculos abdominais, havendo também um aumento da pressão intratorácica pela força de contração da musculatura respiratória. Isto acarreta na diminuição do fluxo sanguíneo venoso para o coração, quando a informação chega ao cérebro através da medula, a atividade parassimpática é inibida e promove a ação do sistema nervoso simpático. Como um mecanismo de sobrevivência, o cérebro exige um aumento do batimento cardíaco e da pressão sanguínea para manter adequado o bombeamento de um líquido através de um órgão. Essa situação geralmente ocorre em isometria ou num exercício intenso contra resistência quando um indivíduo exerce por um tempo prolongado e extenuante.

Existem vários tipos de respiração utilizados para realizar exercícios. Iremos citar os mais praticados para que você possa ensinar ao seu aluno:

Continuada: instrua-os a respirarem livremente durante o exercício, de preferência em atividades aeróbicas e alunos iniciantes, pois este já recebem muitas informações tais como: posicionamento correto, velocidade de movimento e amplitude de movimento.

Passiva-ativa: instrua seu aluno a inspirar na fase concêntrica, positiva do exercício, e expirar na fase excêntrica (negativa

Passiva-eletiva: instrua-o a expirar na fase concêntrica e inspirar na fase excêntrica.

Os dois últimos modos de respiração são os indicados e utilizados com alunos já treinados em musculação, variando de acordo com o exercício ou habilidade do executante.

Dúvidas? Entre em contato conosco!




Relacionadas

  • 11/07/2021

    Sua academia tem regras de etiqueta?


    Além de equipamentos de qualidade e bons instrutores, a forma como os alunos se comportam dentro da academia é um dos fatores mais importantes para manter a fidelidade dos clientes....
     Ler matéria completa
  • 04/06/2021

    Como incentivar seus alunos a treinar no inverno


    Confira as dicas que preparamos para te ajudar a manter a frequência deles até mesmo no inverno....
     Ler matéria completa
  • 25/05/2021

    Atendimento humanizado


    A humanização no atendimento é primordial para quem deseja crescer no mercado. Um atendimento diferenciado pode transformar sua marca em um grande sucesso....
     Ler matéria completa



Rua Bernardino Jos de Oliveira, 1113
(47) 3334 1003
Badenfurt - Blumenau/SC
CEP: 89070-270
Rua Bahia, 230
(47) 3337-3888
Itoupava Seca Blumenau/SC
CEP: 89031-000
Comendador Franco, 5378
(41) 3016-1366
Curitiba PR
CEP: 81560-000