5 benefícios da musculação em longo prazo

05/06/2019 - Academia

A musculação, assim como qualquer exercício físico, se torna cada vez mais benéfica com o treinamento em longo prazo. Por isso, a importância de você manter seus alunos motivados e saber estruturar uma estratégia de longo prazo para eles. Quando o assusto é resultado na musculação, o imediatismo é algo que não deve ser sustentado em seus alunos.

Através da continuidade e da disciplina, a modalidade mostra-se uma prática incrível tendo em vista seus benefícios. Sem falar do quesito estético, é na saúde que ela apresenta uma melhora considerável. Quanto ao poder da continuidade, listaremos os principais benefícios que a prática da musculação traz em longo prazo:

1-    Funcionalidade: com o passar do tempo e o por vir do envelhecimento, uma das grandes preocupações de nossa vida, passa a ser a funcionalidade. Ou seja, estarmos aptos a fazer as atividades que estamos adaptados, sem um esforço acima da média. Mesmo que o envelhecer comprometa nossa funcionalidade, é importante mostrar ao seu aluno que o praticante de musculação consegue manter uma alta qualidade em suas atividades de vida diária (AVDs), devido aos fortalecimentos musculares e articulares.

2-    Qualidade muscular: seu aluno já reparou como praticantes que treinam por longos anos tem físicos muito mais densos e proporcionais? Isso ocorre devido a Maturidade Muscular, que é quando os músculos foram adaptados em um nível muito elevado, aos estímulos do treino. Esteticamente, isso traz uma melhora excelente. Músculos mais densos, mais facilidade em manutenção de massa muscular e da composição corporal.

3-    Possibilidade de correções de desvios posturais: todos nós estamos sujeitos a descompensação muscular, lesões por esforço repetitivo (LER), desnivelamentos posturais, escolioses, cifoses e entre outros. Com o treinamento a longo prazo, é possível corrigir isto, tornando o corpo do seu aluno mais harmônico e muitas vezes, aliviando dores também. Isto, através do fortalecimento e alongamento dos respectivos músculos descompensados.

4-    Melhora da consciência corporal: por mais que os resultados se tornem muito mais lentos com o tempo, eles acabam sendo mais consistentes. Primeiramente, por que há uma melhora na qualidade dos movimentos. Se seu aluno treinar corretamente por anos, vai ter uma consciência corporal muito melhor. Assim, há maior ativação muscular e os resultados dos treinos, se tornam muito mais relevantes.

5-    Melhora de todas as funções orgânicas e prevenção de doenças: com certeza, este é o mais palpável dos benefícios. Seu aluno que faz musculação por um longo período, está prevenindo milhares de problemas e melhorando todas as funções orgânicas do corpo mantendo seu metabolismo ativo.

MAS E COMO INCENTIVAR SEUS ALUNOS A TREINAREM EM LONGO PRAZO?

Mesmo sabendo dos benefícios, alguns alunos não conseguem manter a disciplina?

O primeiro motivo pode ser a falta de apresentar um planejamento de longo prazo. No início da prática de musculação, tudo é “maravilhoso” e os primeiros resultados surgem em poucas semanas, parecendo que será sempre assim. Mas depois, seus alunos treinam por meses e aparentemente, não são visíveis as melhoras para eles. Só que elas existem, porém mais lentas.

Por isso, o primeiro ponto é o planejamento. Quando seu aluno começa a treinar, é importante que ele saiba como será a “construção” dos objetivos dele, para que em alguns anos, ele note uma grande mudança. Para isso, é importante que toda essa preparação seja construída na forma de pensar do seu aluno, entendendo que a disciplina será o que  levará a realização do que almeja. Não será um método, uma dieta ou um exercício especifico que o fará ter sucesso. É a consistência, dia após dia. Começar a pensar em cada treino, como um tijolinho de um grande castelo, o auxilia a eliminar o imediatismo de sua mente.

Um segundo ponto importante é incentivar seus alunos a não ter apenas objetivos estéticos, mas também se preocupar com a saúde e se ater aos benefícios do treinamento traçando pelo menos uma meta de longo prazo. Essa meta deve ter a duração de pelo menos, 5 anos. Auxilie-o a completá-la!

Quem treina por pelo menos 5 anos, tem muito mais chances de ter incorporado a musculação como parte de seu estilo de vida. Exercício físico é algo do dia a dia, da rotina. É preciso pensar nele como uma forma de melhorar sua vida.




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