Câncer de Mama, como prevenir?

câncer de mama é um dos tipos mais comuns entre as mulheres. No Brasil, segundo dados de Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos registrados anualmente da doença. Apesar do alto índice, se detectado na fase inicial, é um tumor curável em até 98% dos casos, reduzindo significativamente a necessidade da mastectomia (retirada dos seios) e principalmente o índice de fatalidade.

Muitas mulheres têm receio e demoram a procurar orientação médica para realização da mamografia, mas somente este exame pode mudar a curva da doença. No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres entre 50 e 69 anos, ou antes disso caso haja histórico familiar de câncer de mama ou a indicação do profissional de saúde.

Com a adoção de medidas simples é possível reduzir a incidência do câncer de mama, e a Fundação do Câncer indica:Procure um profissional de saúde: O autoexame é uma maneira importante de a mulher conhecer o próprio corpo e perceber possíveis alterações, mas, muitas vezes, o tumor não consegue ser percebido apenas através do toque.
Pratique atividade física: A prática de atividade física diminui em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver câncer de mama. 
Controle a alimentação: Uma dieta equilibrada evita o sobrepeso e melhora a qualidade de vida. Alimentos industrializados, enlatados e conservados contêm agentes cancerígenos na composição e devem ser evitados.  
Não fume: O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e estima-se que 30% de todos os casos de câncer são devido ao tabagismo. 
Não consuma álcool: De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o alcoolismo causa entre 2% e 4% das mortes por câncer, sendo um dos fatores de risco para o desenvolvimento de diversos tumores, incluindo o de mama, principalmente se o uso for combinado com o tabaco. 

Posts Recentes

Siga-nos