Como vai o atendimento da sua academia?

Você sabia que a maioria dos alunos que as academias perdem, saíram por causa do atendimento? Como em todo negócio, em academias, a satisfação do cliente é o principal fator que traz o sucesso. E como conseguir essa satisfação para atrair mais alunos e conquistar a fidelidade dos que já estão com você? Através de serviços oferecidos com qualidade. Ou seja, no caso de academias, oferecendo um espaço ideal, equipamentos modernos, aulas diversas para todas as faixas etárias e demandas e com profissionais qualificados e motivados. 

A satisfação do cliente é influenciada diretamente pelo atendimento que ele recebe! Com isso, o aluno deve sair da sua academia contente e completamente satisfeito.

Como deve ser a primeira experiência na sua academia?

De início, lembre-se que a recepção é o primeiro contato que o futuro aluno terá com sua academia. Então, o que você quer que ele sinta? O que fará com que ele sinta-se convencido a matricular-se? A boa impressão do cliente é importante desde a primeira visita. O ambiente deve estar preparado para isso, por isso, use sua criatividade!

É de extrema importância que o gestor da academia treine seus atendentes para fazerem um bom trabalho. Isso pode ser consolidado através de reuniões esporádicas e um mapa de atendimento que vai abranger os vários tipos de clientes e situações que podem ocorrer.

Quando a academia não possui um atendimento com o devido treinamento e cuidado, a tendências é que de cada dez visitas, apenas três ou quatro matriculem-se, sendo que, caso contrário, esse número sobe para até sete matrículas. Sua academia deve ser um lugar agradável à quem a frequenta e ter um bom relacionamento com seus colaboradores é primordial. O atendimento de qualidade deve proporcionar esse bem-estar. O relacionamento com o cliente deve ter um padrão de comportamento e medidas que os atendentes sabem que devem tomar. 

Que tal algumas dicas?

·         É importante que o atendente da sua academia sempre atenda com entusiasmo e esteja disposto a entender os clientes.

·         Uma academia recebe pessoas com personalidades distintas e seu atendente deverá saber lidar com elas. É bom que ele exercite sua paciência e não se deixe afetar por pessoas que agem com arrogância ou provocam brigas.

·         Alguns alunos muitas vezes estressados por problemas externos, podem falar alto ou até mesmo ofender. É importante que neste momento seu atendente continue falando com voz baixa, seja paciente e demonstre que entende o que o aluno está passando, e a tendência é que tudo seja resolvido.

·         Jamais barre um aluno que está com a mensalidade atrasada, pois você provavelmente irá perde-lo. Instrua seus atendentes a negociar. Chame o aluno para uma conversa e encontre uma forma que ele consiga acertar o que precisa. Isso também pode ser feito para os casos em que os clientes queiram sair da academia por conta da falta de recursos. Demonstre que você quer que ele fique em sua academia.

·         Esforce-se para escutar seu aluno com atenção e não converse com ele olhando para o celular ou discutindo com outra pessoa. Dê toda sua atenção a ele e demonstre que está preocupado.

·         Certifique-se que todo o progresso dos seus alunos seja acompanhado e registrado em sua ficha. Inclusive seus novos objetivos. Quando for reavaliado, vendo que os alcançou e que está conquistando bons resultados, ele verá como vale a pena estar ali. 

·         Se algum aluno relatar reclamações, o atendente deve ouvi-lo com paciência. Pedir desculpas pelo problemas e afirmar que será resolvido. Depois, deve dar um retorno ao aluno.

Por mais competentes que seus atendentes sejam, nem tudo depende deles. A academia deve estar em ordem para evitar reclamações. Ou seja, os ambientes devem estar higienizados e, para maior conforto, climatizados e com tudo funcionando, desde os equipamentos aos chuveiros. É importante lembrar-se: é muito mais barato trabalhar para manter seus alunos satisfeitos do que ter que atrair novos!

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