Comorbidades e Inatividade Física

O distanciamento social tem sido uma forma preventiva de conter o contágio do COVID-19, mas também uma oportunidade para rever nossos hábitos de saúde de forma a prevenir a tal da comorbidade, tão agravante para o quadro de doenças transmissíveis.

Mas o que afinal é considerado comorbidade?

Engana-se quem associa comorbidade com idade. É considerada uma comorbidade qualquer condição pré-existente que possa – ou não – agravar o quadro de pacientes, como hipertensão, colesterol alto, obesidade, entre outros. Importante frisar que a maioria das comorbidades estão associadas a Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), que por sua vez estão intimamente ligadas ao nosso estilo de vida, mais precisamente à inatividade física e má alimentação. Mais do que nunca, é hora de perceber que nossas escolhas podem nos proteger e amenizar o efeito de vírus e bactérias ou nos colocar no centro dos grupos de risco muito antes dos sessenta anos e talvez em uma condição pior do que alguém com essa idade ou mais.

A prevenção é mais simples do que parece

Enquanto as recentes medidas preventivas envolvem ações que em primeiro momento causam estranheza, como o uso de máscara e o distanciamento social, prevenir DCNTs é fácil e tem tudo a ver com hábitos saudáveis. Comer bem, priorizar a qualidade do sono e realizar pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente não passos pequenos e simples que fazem toda a diferença. Consultar periodicamente seu médico para check-up e exames de rotina também é importante, mas não é complicado. Um lembrete no celular na mesma data em todo ano pode ajudar.

O começo pode ser difícil, mas sua qualidade de vida é outra quando você exercita o bem-estar e prioriza a saúde. Mesmo quem já tem alguma comorbidade pode viver mais e melhor quando seus hábitos são saudáveis.

A maior lição é essa: cuidar da sua saúde é cuidar de você e servir de exemplo para todos que ama. Não abra mão disso!

Posts Recentes

Siga-nos

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web