Dia do Consumidor: valorize seus alunos e conquiste novos clientes

No dia 15 de março comemora-se o Dia do Consumidor. A data é utilizada tanto para conscientizar os consumidores quanto para impulsionar as vendas, sempre pensando tanto em prospectar novos clientes quanto em valorizar quem já contratou seus serviços.

Para inspirar suas ações para a data, listamos 15 dicas de vendas, marketing e gestão de pessoas:

  1. Faça promoções exclusivas para quem já é aluno, em reconhecimento a estes clientes.
  2. Ainda sobre reconhecimento, você pode investir em um brinde ou mesmo cartão de agradecimento.
  3. Invista em anúncios no Google e nas redes sociais comunicando sua campanha promocional.
  4. Faça uma sequência de publicações contando histórias de seus clientes mais antigos e assíduos.
  5. Aproveite a data para avaliar seu relacionamento com o cliente: ele já tem um canal de comunicação seguro para dar feedbacks?
  6. Capacite seus instrutores para melhorar o atendimento e a experiência do seu consumidor.
  7. Reforce o direito do consumidor do ponto de vista de atividade física, ressaltando a importância do acompanhamento por profissionais habilitados.
  8. Realize um sorteio entre clientes que estiverem em dia com seus pagamentos.
  9. Realize um aulão com alguma modalidade em grupo para reforçar a sensação de pertencimento de seus alunos.
  10. Divulgue parcerias com outros profissionais que possam cuidar da saúde do seu cliente de forma integral.
  11. Proporcione conhecimento aos seus consumidores, não só sobre atividade física, mas sobre nutrição, exames preventivos, etc.
  12. Muitas desistências? Use o relatório de alunos inativos para entender melhor a experiência desses consumidores e criar uma lista de melhorias para as insatisfações que os levam a mudar de academia ou desistir dos treinos.
  13. Faça do limão uma limonada: estenda suas ações comerciais para a Semana ou o Mês do Consumidor em vez de se restringir ao dia 15/03, que será um domingo neste ano.
  14. Muitos contatos e poucas matrículas? Reveja o processo de compra. Planos muito extensos, multa contratual, preço não condizente com seu posicionamento de marca e formas de pagamento restritas podem ser motivos de insatisfação do consumidor.
  15. Por fim, mas o mais importante: respeite o consumidor! Existem leis que o defendem e precisam ser seguidas à risca para garantir que seus direitos sejam preservados nessa relação de compra e consumo.
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