Gripe: como prevenir contra o vírus influenza

Basta a temperatura baixar para aumentar o risco de ficar gripada. Mas não é exatamente o frio que é o culpado; permanecer em ambientes fechados por mais tempo nesta época do ano facilita a contaminação pelo vírus. Frequentar locais arejados, manter as mãos limpas e a tomar a vacina são algumas precauções contra a doença.

A infecção é provocada pelo vírus influenza, que sofre mutações tão rápidas que impossibilita desenvolver imunidade permanente contra ele. A gripe, que perdura em média por 7 dias, é transmitida através de gotículas de saliva ou de coriza expelidas por quem já está gripado ou pelo contato com objetos contaminados. Ou seja, um simples aperto de mão ou um espirro pode ser a porta de entrada para a instalação dos micro-organismos.

Algumas precauções podem ser tomadas para ajudar a prevenir a infecção, como manter uma alimentação balanceada, ingerir bastante líquido, praticar exercícios e ter um sono de qualidade que ajudam a deixar a imunidade em alta e afastam o risco de contaminação pelo vírus. Também é válido limpar as mãos com álcool ou água e sabão e evitar ambientes fechados e sem ventilação. Porém, os especialistas alertam: a vacina é o melhor modo de prevenir a doença.

Posts Recentes

Siga-nos

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web
error: Content is protected !!