Ligamentos, articulações, tendões, ossos e músculos em função de variações hormonais que ocorrem com o envelhecimento tendem a sofrer efeito deletério, o que corrói a capacidade funcional de tais estruturas. O estímulo físico torna-se fundamental para que as quedas de força destas estruturas ocorram, neste sentido, o treinamento resistido com pesos (musculação) torna-se uma metodologia de treinamento muito bem utilizada para o indivíduo idoso.
O treinamento de força para idosos, induz várias adaptações fisiológicas e psicológicas, que acarretam em benefícios como: Relojes hombre
- Melhorias no sistema circulatório;
- Aumento da massa muscular;
- Melhor controle da glicemia e do perfil lipídico;
- Redução do percentual de gordura
- Maior fixação de cálcio nos ossos, auxiliando na prevenção e no tratamento da osteoporose;
- Melhora o controle da pressão arterial, da função pulmonar, do equilíbrio e da marcha
- Menor dependência para realização de atividades diárias;
- Melhora da autoestima e da autoconfiança
- Significativa melhora da qualidade de vida.
Com o acompanhamento de um profissional de Educação Física, é interessante para a terceira idade fazer exercícios alternando os grupos musculares para não sobrecarregar, sendo esses exercícios executados sentados e/ou apoiados e buscando evitar o deitar e levantar constante. Exercícios funcionais também são muito benéficos e podem ser feitos com elásticos, cordas, mudas de roupa, livros, cones, bancos, cadeiras e escadas horizontais. Sendo assim, tornando o treinamento o mais parecido possível com as atividades da vida diária, beneficiando a coordenação e o equilíbrio para prevenção de quedas do indivíduo idoso.
Vamos exercitar e prolongar a vida!