LEG PRESS 45º: saiba mais sobre esse exercício

Ao prescrever o exercício de Leg Press 45º, alguns cuidados básicos devem ser tomados, como: apoiar bem a coluna vertebral no banco, estabilizar bem o corpo, apoiar a cabeça no banco durante a execução evitando realizar uma flexão cervical, não estender completamente os joelhos no final da fase concêntrica para que não ocorra um “soco” no final do movimento, já que o ligamento cruzado posterior é atingido pois ele limita a extensão dos joelhos. Então, o movimento deve ser realizado com quase extensão completa dos joelhos e voltando com a flexão dos joelhos.

A maior dúvida dos alunos ao executarem o exercício de Leg Press 45º e até mesmo a de vocês professores ao prescreverem é, se este exercício gera carga axial sobre a coluna vertebral. Por isso, vamos analisar este exercício iniciando pela plataforma do Leg Press 45º.

Durante a execução do exercício, o movimento da plataforma é em um ângulo de 45º com a horizontal, por isso o nome do exercício é Leg Press 45º. O que podemos perceber é que a movimentação e a carga ou quilagem posicionada produzirá um movimento oblíquo de 45º considerando a horizontal. Com isso, a carga no Leg Press 45º será projetada sobre a perna, sobre a coxa produzindo o movimento de flexão dos joelhos e do quadril, essa carga repercutirá na região pélvica do executante, empurrando a pelve contra o banco do Leg Press 45º.

Portanto, no Leg Press 45º não teremos carga axial sobre a coluna vertebral, já que esta carga gerada pela quilagem colocado no aparelho estará impulsionando a pelve e a região lombar da coluna vertebral contra o banco, e isso ocorrerá em função da inclinação do Leg Press 45º. Quando seu aluno está executando o exercício, a carga estará no sentido de cima para baixo, sendo assim, toda a quilagem colocada no aparelho impulsionará o seguimento perna, coxa, e pelve no sentido contra o banco do aparelho Leg Press 45°. Nesta condição, percebemos que a região lombar da coluna vertebral, estará também sendo impulsionada contra o banco. Esse processo de impulsionar a lombar contra o banco, não é uma carga axial sobre a coluna vertebral.

Desta forma, por não haver carga projetada de forma axial sobre a coluna vertebral, concluímos que o Leg Press 45º é um exercício muito benéfico por envolver vários grupos musculares e, possui a vantagem de seu aluno executante não sofrer carga axial sobre sua coluna vertebral.

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