Novembro Azul: precisamos falar sobre saúde masculina

Novembro Azul tem como objetivo disseminar informações para evitar uma das doenças mais comuns entre os homens: o câncer de próstata. Essa é uma patologia grave, responsável pelo óbito de muitos brasileiros.

A boa notícia é que o câncer de próstata, quando descoberto em fase precoce, tem 90% de chances de ser curado. Mas infelizmente, a prevenção para a doença ainda não é feita da forma essencial devido ao preconceito em relação ao exame mais eficiente para diagnosticar a patologia: o toque retal. Para reverter esse quadro é que entidades criaram o Novembro Azul, com o intuito de promover a informação e incentivo aos testes preventivos para a saúde do homem.

No início, o câncer de próstata é silencioso, e geralmente não apresenta nenhum sintoma. Posteriormente, gera dificuldade ao urinar, aumento da quantidade de micções e sangue na urina. Dependendo do caso, quando o paciente começa a apresentar sintomas pode já não haver mais tempo para o tratamento e o paciente precisa ser submetido a abordagens médicas mais agressivas e nocivas a ele. Por isso, é importante que o homem vá ao médico com regularidade para que seja feito o acompanhamento da melhor forma possível.

Recomenda-se iniciar os exames preventivos com regularidade ao completar 50 anos, pois é nessa faixa etária que aumenta consideravelmente a incidência da doença. Mas, aqueles que tem algum histórico de câncer de próstata na família, como um pai ou irmão que tenha tido a doença, devem aumentar os cuidados. Para estes casos, é recomendado que os testes sejam realizados, no mínimo, a partir dos 45 anos de idade.

Sua saúde e sua presença na vida de quem ama e de quem conta com você são motivos maiores do que qualquer tabu para buscar a prevenção. Cuide-se!

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web