O PODER DOS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS!

No caso de quem quer emagrecer, que pode ser usado a favor são os alimentos termogênicos. Esses alimentos são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. 
De acordo com a nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro: “As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade”. 
Mas não há milagres ao consumir apenas esses alimentos e é necessário combiná-los com dieta e exercícios físicos regularmente. Além disso, os termogênicos possuem algumas restrições por quem tem hipertireoidismo, por exemplo, visto que o metabolismo já está muito elevado, pode aumentar o risco de perda de massa muscular. Luciana também lembra que crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. 
Saiba quais são os principais alimentos termogênicos e aprenda a utilizá-los:
1. Pimenta vermelha:Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.
2. Chá verde (Camellia sinensis):“Assim como a pimenta, esse chá favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do estimulo metabólico”, afirma a nutricionista funcional Luciana Harfenist. Para que o efeito aconteça, é aconselhado cinco xícaras de chá por dia durante três meses. Mas, cuidado: quem tem insônia não deve ingerir o chá verde na parte da tarde ou noite.
3. Canela:Além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Polvilhada por cima de frutas (aproximadamente uma colher de chá rasa), contribui com o emagrecimento e ainda torna a refeição deliciosa.
4. Gengibre:Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. “O gengibre pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes e chá, quando misturado com outras ervas”, sugere Luciana. A quantidade indicada é de duas fatias pequenas.
5. Chá de hibisco:Esse chá, assim como os demais termogênicos, aumenta a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, aumenta o metabolismo. Para que o efeito seja positivo, é aconselhado um litro por dia, sendo que, para um litro de água, deve-se usar uma colher de sopa da flor.
6. Alimentos com Ômega 3:A nutricionista Luciana, explica que o omêga 3 é encontrado em peixes – como salmão e atum – e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
7. Água gelada:Sim, até mesmo a água gelada pode te ajudar a emagrecer! Ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até a tida como adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200kcal.
Fonte:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/13320-conheca-sete-alimentos-termogenicos-que-te-ajudam-a-emagrecer#carousel-galeriahttp://www.mundoboaforma.com.br/10-melhores-alimentos-termogenicos-naturais-para-emagrecer/

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