Por que a musculação é tão indicada para os idosos?

A força muscular é a valência física mais importante para o idioso. Com o avanço da idade perdemos massa muscular, massa óssea e tendemos a acumular mais gordura. 

Não é só sobre metabolismo, mas o fato de nos movimentarmos menos por estarmos mais velhos. Acredite, isso é bem comum! 

Se pararmos para pensar, o idoso que não se movimenta fica com o corpo mais fraco e mais pesado, sobrecarregando o aparelho locomotor em uma fase da vida extremamente delicada. 

Nenhum ser humano gosta de perder sua autonomia, principalmente em tarefas básicas como a higiene pessoal, por exemplo. 

A falta de força muscular prejudica ações do dia a dia como sentar e levantar de uma cadeira, pegar objetos no chão ou em local mais alto, subir escadas, vestir-se, enfim, tudo que um idoso gostaria de fazer sem ajuda de parentes ou cuidadores. 

Muitos acreditam que a caminhada é a melhor atividade para desenvolver um bom condicionamento físico para esse público. Outros acreditam mais na hidroginástica. 

Entretanto, a musculação é a modalidade que melhor desenvolve a força muscular, além de promover a hipertrofia dos músculos como nenhuma outra modalidade. Todas as tarefas que exigem autonomia do idoso podem ser beneficiadas pelo treinamento de força (musculação) como resultados mais rápidos que outras modalidades. 

Além da melhoria da capacidade física, promove o aumento da densidade mineral, óssea, prevenindo fraturas e lesões articulares.  Além de ser a modalidade mais indicada, com respaldo científico, o treinamento de força vem ganhando cada vez mais adeptos, para melhoria da saúde e qualidade de vida, independente da faixa etária. 

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