Os clientes tiveram que se adaptar a uma nova realidade e não foi diferente com o mercado, que precisou se reinventar para atender um público cada vez mais preocupado com saúde e bem estar.
Considerando um contexto onde os treinos aconteciam dentro da sala de estar ou no quintal de casa, abriu-se a porta para uma oportunidade: buscar soluções para expandir o universo fitness. Novas tendências surgiram para o cenário pós-pandemia e elas são essenciais para impulsionar as matrículas e garantir o sucesso do seu negócio.
Veremos algumas dessas tendências bastante úteis e entenderemos porque elas vieram para ficar:
6 tendências para o cenário pós-pandemia que irão impulsionar suas vendas:
1- Aulas online e plataformas de EAD
Assim como aconteceu em outros países, mesmo em meio a uma crise, o cenário fitness prevê um aumento de pessoas que não praticavam atividades físicas antes da pandemia. Isso gerou uma ótima oportunidade para intensificar a venda digital através de video aulas e até mesmo a criação de novas plataformas de ensino a distância, apostando mais em acessibilidade.
Esse é um elemento que pode ser aproveitado de diversas formas, como por exemplo: um serviço adicional no pacote já fechado. Invista em boas ferramentas de transmissão de aula online e as otimize ao seu sistema de gestão.
2- Atendimento personalizado
Além das aulas online, foque em marcar presença na vida do seu cliente. Mais do que nunca, ele precisa se sentir valorizado. Disponibilize atendimento em domicílio, horários diversificados e personal exclusivos.
3- Garanta a segurança e confiança dos alunos e futuros clientes
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua saúde e também com os novos protocolos de segurança. Garanta todos os cuidados preventivos e mantenha os itens necessários sempre de forma acessível, como álcool em gel. Incentive também o uso de toalhas individuais e mantenha todos os locais comuns da academia devidamente higienizados.
4- Ofereça modalidades externas
As atividades ao ar livre também se tornaram uma realidade na vida de várias pessoas que ainda não se sentem confortáveis o suficiente para voltar às academias. Ofereça esse diferencial para seus alunos através de corridas e treinos funcionais. Outras tendências que também podem ser adaptadas as áreas externas são os treinos de força, Yoga e até mesmo aulas de dança.
5- Atraia de forma assertiva
Crie um programa especial de retomada, com um nome comercial focado no retorno às atividades. Entenda melhor o seu público para chamar a atenção da forma mais assertiva possível. Vale a pena usar toda a sua criatividade e pensar fora da caixa para se diferenciar no mercado. Aproveite também para oferecer conteúdo informativo e que mantenha as pessoas engajadas.
6- Parcerias com vantagens para clientes
Estabeleça parcerias com outros serviços que agreguem ao seu, como atendimento com nutricionista, consultorias online e até mesmo coaching de saúde. Esses adicionais podem ser vendidos como parte do pacote original ou como um serviço extra que irá facilitar a vida dos seus alunos.
Criatividade e planejamento são extremamente necessários para que a execução do seu plano de ação funcione. Antes de mais nada, estruture suas estratégias de venda baseado na sua realidade. Conheça seu público para entender o que funciona e o que não funciona.
Apesar da alta demanda online, lembre-se que as pessoas sentem falta de suas antigas rotinas e una essa necessidade a um local seguro e de confiança para seus clientes. Outro detalhe que não deve ser esquecido é o poder das redes sociais. Use-as sempre a seu favor.
Com essas dicas de tendências que vieram para ficar você estará a um passo de impulsionar suas matrículas e garantir estabilidade num mercado que mudou muito nos últimos meses. Garanta o projeto verão dos seus alunos e esteja preparado para atender todas as suas necessidades na era pós-pandemia.