Saúde Postural

Desvios posturais, segundo Kasten (2017) são modificações morfológicas no alinhamento, movimento ou estabilização de articulações, músculos e ossos. Tendo em vista a funcionalidade do corpo de qualquer indivíduo, o alinhamento articular é um dos elementos mais importantes a se considerar, pois os desvios posturais são a origem de muitos problemas articulares e musculares. 

O número de pessoas com dores lombares oriundas de hiper ou hipolordoses lombares tem aumentado a cada dia.  Essas dores são consequência da perda do equilíbrio pélvico, que foi alterado por hipotonia muscular e assimetria de força ou por encurtamentos musculares. Para que este problema possa ser sanado, seus clientes, alunos e atletas devem ser avaliados por meio de uma avaliação postural antes do ingresso em programas de exercício físico e treinamentos.

 A boa notícia é que os desvios posturais podem ser minimizados com trabalhos específicos, como no caso da musculação. Sendo assim, o exercício aplicado aos desvios posturais pode ajudar a melhorar estes alinhamentos descompensados.

Como os desvios posturais podem muitas vezes, terem sido gerados por fatores musculares, cabe realizar um trabalho de fortalecimento e de flexibilidade muscular, que pode se tornar uma ferramenta para minimizar ou até mesmo corrigir esses desvios posturais. Para estabelecer um programa de treinamento é extremamente necessário identificar a causa do desvio postural.

Por exemplo, no caso da hiperlordose, temos uma curvatura acentuada da lordose lombar. Por isso, será necessário fortalecer bastante os músculos abdominais, melhorar a mobilidade da região lombar e glútea, e também a eficiência das ações do quadril, melhorando dessa forma sua mobilidade e consciência corporal.

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web