Atualmente, estamos cada vez mais suscetíveis a trabalhar sentados de 6 a 12 horas por dia, consequentemente percebemos que as dores na região cervical e lombar tornam-se cada vez mais comuns. As dores na região da coluna cervical, denominadas cervicalgia, são ocasionadas porque a cabeça projeta-se inclinada para frente, e a dor na região da coluna lombar nomeada lombalgia, é causada principalmente pelo mau posicionamento nas cadeiras utilizadas durante a rotina de trabalho, gerando compressão discal na região.
Algumas adequações na ergonomia podem contribuir para a diminuição do desconforto e dores nessas regiões:

- Manter o topo da tela do computador ou do material de leitura ao nível dos olhos, em uma posição da cervical caracterizada como neutra e distante cerca de um comprimento de braço;
- Manter a cabeça em uma posição que haja a manutenção da curvatura lordótica da cervical;
- Verificar se a cadeira possui encosto reclinável para as costas o mais alto possível;
- Manter o antebraço, punhos e cotovelos alinhados;
- Manter um espaço entre a parte posterior do joelho e a extremidade final da cadeira, para que não haja compressão desta região;
- Regular a altura do conjunto cadeira/mesa para o ângulo de flexão do joelho seja de 90º ou maior;
- Deixar os pés apoiados no chão ou sobre um suporte, evitando assim a descarga de peso das pernas sobre o assento, o que interfere no retorno venoso.
Importante salientar que essas dicas se referem a um trabalho comum em escritório. Para outras atividades específicas, como por exemplo atendimento odontológico, é importante que se analise a posição mais adequada. Profissionais como educadores físicos e fisioterapeutas podem ser consultados para uma posição segura de trabalho.
Com esses cuidados, aliados a uma atividade física mediante orientação profissional, você se sentirá melhor no ambiente de trabalho e evitará as famosas dores ocasionadas, entre outros motivos, pelo sedentarismo.