Treino de força para corredores: Qual a importância?

O que sustenta as articulações são os músculos e os músculos dependem de força para poder suportar ou exercer algum tipo de atividade. Quando a força é menor que o estresse do exercício, isso pode ocasionar uma lesão. Ao longo do tempo, se você só dá o enfoque no esporte, sem nenhum tipo de fortalecimento, a tendência é que tenha um desgaste muito acelerado de todas as articulações que estão envolvidas no determinado movimento. 

Por isso, em paralelo aos treinos de corrida, é fundamental trabalhar pelo menos duas vezes por semana o corpo todo num treino que englobe força, mobilidade, estabilidade e resistência. Para corrida, com certeza os membros inferiores são mais recrutados, porém se focar somente nesta parte do corpo, deixará a parte superior em déficit. Nesse caso, a tendência é que se adquira uma má postura e consequentemente, dores principalmente na coluna cervical e torácica.

Além de fortalecimento em geral, os exercícios de força para corredores pode ter como objetivo buscar movimentos e necessidades específicas de cada um. Sem contar que, quanto mais forte o músculo é, mais capacidade de gerar potência ele tem. Logo, mais veloz poderá ficar. Também, ter mais força e potência muscular são um dos principais requisitos para se retardar a fadiga. 

Alguns corredores hesitam em treinar força, pois tem a falsa ideia de que isso os tornará volumosos e mais lentos. Mas o treinamento de força pode tornar seu programa de corrida mais eficaz, pois com a ajuda de um profissional de educação física, será prescrito de forma individualizada e periodizada para a sua individualidade.

A seguir, confira alguns exercícios que pode estar executando para melhorar ainda mais sua performance na corrida:

  1. Hack Agachamento
  2. Leg Press
  3. Extensora
  4. Cadeira Flexora
  5. Banco Panturrilha
  6. Puxada alta
  7. Remada sentada
  8. Crucifixo
  9. Elevação lateral
  10. Prancha

Posts Recentes

Siga-nos

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web