VOCÊ CONHECE OS BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO?

O que é alongamento?São exercícios totalmente voltados à maior flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. Seu principal efeito é aumentar a flexibilidade dos músculos para alcançar a maior movimentação  da articulação comandada por aquele músculo.A prática de se alongar torna-se essencial para o perfeito funcionamento do nosso corpo, nos proporcionando uma maior agilidade e elasticidade.
Por que devo me alongar?Ao realizar um alongamento, ocorre um aviso para o corpo de que você está iniciando uma sequência de movimentos que vão além dos  movimentos realizados no dia a dia e que não causam grande impacto nos músculos, ossos e articulações.Esta prática torna-se fundamental para manter a manutenção ou, no caso dos iniciantes, a ampliação da flexibilidade do corpo.Isto se faz necessário, já que a prática de atividades físicas requer movimentos mais amplos. Mesmo exercícios como a caminhada requerem movimentos ampliados das pernas, dos braços, dos ombros e das costas.
Quais os riscos de não me alongar?Quando o indivíduo deixa de realizar este procedimento está comprometendo seu treino. Uma consequência deste ato é fazer você se sentir mais cansado, sem contar que aumenta a incidência de lesões musculares.Mas não se esqueça: não ultrapasse os limites do seu corpo. O alongamento em excesso causa esforços desnecessários, resultando em consideráveis níveis de dores e prejudicando a sua saúde.
Quem deve se alongar?Qualquer pessoa, independente de sua faixa etária e alguns problemas de saúde, pode realizar esta prática. Para isto, basta apenas estar disposto.
Quais os principais benefícios?– Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares – torcicolos, câimbras etc;- Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura;- Aumenta a flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo;- Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação etc, preparando a musculatura para o exercício;- Reduz o encurtamento muscular;- Melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas;- Melhora a coordenação motora;- Previne problemas posturais;- Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse;- Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura;- Desenvolve a propriocepção (consciência corporal), à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada;- Reduz as cólicas menstruais, nas mulheres;- Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura corporal.
Quais as melhores formas de me alongar?– Antes e depois do treino. E antes de iniciar os alongamentos, é importante fazer um aquecimento geral de 10 minutos;- O músculo deve ser alongado até atingir um ponto de tensão. Não é necessário sentir dor;- Quando chegar ao limite do músculo, mantenha a posição de alongamento durante 30 segundos, sem dar “soquinhos”;- Volte à posição inicial lentamente;- Respire fundo durante o alongamento;- Faça os alongamentos com movimentos lentos e suaves.
Fontes: https://melhorcomsaude.com/beneficios-alongamento-regular/https://www.saudenoclique.com.br/10-beneficios-do-alongamento-muscular/http://www.educacaofisica.com.br/fitness2/academias1/os-beneficios-do-alongamento/

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web