Benefícios da Musculação para portadores de hérnia de disco

coluna vertebral é fundamental para a manutenção da postura, sustentação do peso corporal, locomoção e proteção da medula espinhal. É formada por 33 vértebras, sendo 7 na região cervical, 12 torácica, 5 lombar, 5 vértebras fundidas na região sacral e 4 coccígeas. Entre as vértebras encontram-se os discos intervertebrais, cuja principal função é amortecer impactos. A composição desse disco é responsável pela hidratação do núcleo e pelas pressões igualmente distribuídas sobre o anel. Normalmente a lesão discal, quando não resultada de um trauma grave, ocorre durante a vida inteira, causada por pequenas lesões sobre o disco intervertebral.

hérnia de disco é uma alteração que pode acometer qualquer parte da coluna vertebral, porém é mais frequente na região lombar. Essa lesão pode surgir devido a estresses diários, quedas, má postura, forças excessivas, que sobrecarregam o corpo e pressionam os discos intervertebrais.

Os exercícios resistidos, comumente conhecidos como musculação, são indicados a pacientes com hérnica de disco por serem seguros se orientados com precisão, pois a posição corporal, as cargas e as amplitudes podem ser adequadamente adaptadas em função de qualquer limitação.

A prática de exercícios para fortalecimento do tronco, membros superiores e inferiores, juntamente a alongamentos específicos, é extremamente importante para dar suporte ao corpo e aumento da resistência à fadiga, tendo o propósito de minimizar as sobrecargas na coluna vertebral. Sendo assim, a atividade física influencia diretamente na qualidade de vida do praticante e no livramento das dores.Esta publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC).

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