Como manter o ânimo para treinar no frio

Com as baixas temperaturas, a vontade de não fazer nada aumenta, a não ser encolher-se embaixo do edredom. Como o metabolismo acelera no inverno para manter a temperatura corporal, a tendência é que as pessoas fiquem mais quietas para “garantir estoque”.

Mas lembra que comentamos que treinar no inverno, justamente por esse metabolismo acelerado, é ainda melhor?

Por isso, daremos algumas dicas para que você não desanime dos seus treinos na melhor época do ano para perda de gordura:

  • Não treine sozinho! Convide seu amigo(a), seu par ou familiar e treinem em dupla ou até mesmo em grupo. Assim, esse momento passa a ser de lazer e descontração! E além de ter um compromisso consigo mesmo, você acaba se comprometendo com sua companhia.
  • Fuja da rotina! Aproveite esse momento para tentar algo novo e mude seu estímulo. Por exemplo, ao invés de pedalar, tente caminhar e correr na esteira, ou peça ao educador físico de sua academia que elabore um programa de treinos para você diferente do que já vinha executando.
  • Defina metas! Para manter a motivação é importante definir objetivos. Se seu esporte é corrida, aumente a aceleração. Se é musculação, estabeleça a carga que quer alcançar até o final da estação e treine até chegar lá. E se sua preocupação é com as medidas, defina sua meta de quanto deseja eliminar e persista.
  • Escolha o melhor horário! Caso costume treinar pela manhã mas não esteja conseguindo manter o horário, experimente treinar à tarde ou à noite quando o corpo já está mais acostumado com o frio, e vice-versa.
  • Escolha um cardápio energético! Com o gasto calórico mais elevado para manter a aceleração do organismo, prefira alimentos saudáveis que garantam boa fonte energética, como tubérculos (aipim, batata doce…), frutas, oleaginosas (castanhas, amendoim…) e fibras (aveia, granola, linhaça…).

Agora que você já tem muitas dicas, não há mais desculpa. Vista-se confortavelmente, chame sua parceria fitness e partiu treino!
Esta publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC).

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