Exercício de agachamento: quem pode executar?

agachamento é um movimento cotidiano que fazemos e nem nos damos conta. Ao sentarmos em uma cadeira para comer, sentarmos em um sofá para relaxar ou até mesmo na hora de utilizar o vaso sanitário, por exemplo.

O que difere as situações e maneiras que este exercício será executado, é a ideia de que todos agachamos de formas diferentes. Sem levar somente em conta os termos de nível de treinamento, mas devemos nos ater à individualidade de cada um e também, a estrutura do corpo.

A morfologia dos ossos varia muito de pessoa para pessoa, e também, cada articulação tem suas particularidades, principalmente se olharmos para cada indivíduo de uma maneira personalizada. Por isso, não existe uma forma única de agachar.

Além disso, desse ser levado em conta o objetivo de cada pessoa e, portanto, a individualidade biológica e a qualidade da execução de movimento. Alguns não farão em amplitude total, outros farão; alguns farão em amplitude total  e mais sobrecarga.

Sendo assim, qualquer pessoa pode agachar: idosos, gestantes, pessoas com condromalácia, obesos, atletas e entre outros, mas a maneira como isso vai acontecer é que vai mudar de acordo com o contexto.

Seja qual for o seu biotipo, objetivo e fase da vida, é essencial buscar a orientação de um profissional habilitado para avaliar sua estrutura e movimento, de forma a evitar lesões e otimizar a performance do exercício.Esta publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC).

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