Hipertensos podem fazer exercícios físicos?

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) ou pressão alta, é uma doença caracterizada por níveis elevados da pressão arterial (PA), sendo considerados valores maiores ou iguais a 140 / 90 mmHg. A hipertensão arterial é uma doença de fácil diagnóstico e com tratamento eficaz, sem necessidade de recursos sofisticados para controle.

Exercícios físicos são recomendados para portadores de HAS, mas alguns cuidados devem ser tomados. Estudos comprovam que exercícios localizados como os realizados em salas de musculação, devem ser executados de forma dinâmica, sendo contra-indicada a realização de exercícios isométricos, pois dificultam a passagem do sangue pelas artérias e veias elevando a pressão arterial. O treinamento localizado não é recomendado como única forma de treinamento e sim, como parte de um programa de aptidão física bem elaborado, sendo este com frequência de 2 a 4 vezes semanais e de 15 a 40 minutos de duração por sessão.

Os exercícios mais benéficos são os aeróbicos. Praticados em intensidade considerada baixa a moderada e com regularidade, ajudam a reduzir a pressão arterial e auxiliar na diminuição do percentual de gordura, nos casos de indivíduos que estejam a cima do peso ideal. Quanto ao treinamento aeróbico para hipertensos, indica-se a frequência de treinamento de 3 a 6 vezes semanais; com 20 a 60 minutos de duração por sessão; e intensidade de 50 a 85% da frequência cardíaca máxima. Mas para uma recomendação mais precisa, ressaltamos sempre a importância de um educador físico qualificado que conheça seu estilo de vida, entenda seus objetivos e respeite suas limitações.

Cuide-se! Bons treinos!Esta publicação tem assinatura de Naira Vier, profissional de Educação Física certificada pelo CREF (023346-G/SC). 

Matriz
Blumenau
Curitiba
Atendimento através de agendamento
Criação de sites por Vale da Web